Estratégias eficazes de marketing de conteúdo para sites de comércio eletrônico

Abrir uma loja de comércio eletrônico está se tornando uma forma popular de mais pessoas ganharem dinheiro online . O modelo de negócios oferece baixas barreiras de entrada e, com uma rápida pesquisa online, é possível encontrar facilmente uma infinidade de modelos de loja gratuitos projetados profissionalmente para começar. É um negócio instantâneo para o mais novo proprietário de uma empresa de comércio eletrônico.

Mas simplesmente iniciar um site de comércio eletrônico não garante o sucesso. Uma estratégia de marketing de conteúdo bem pensada construirá sua marca, aumentará as vendas de comércio eletrônico e aumentará suas chances de sucesso a longo prazo.

Aqui, examinarei 3 dessas estratégias de marketing que o ajudarão a começar no caminho certo para a fidelidade à marca e as vendas online.

DICA DE MARKETING DE CONTEÚDO 1: MARKETING POR E-MAIL

Começaremos com o marketing por email, pois estudos mostram que ele tem um dos maiores ROIs quando se trata de marketing de conteúdo. Na verdade, um estudo mostra que o e-mail gera $ 38 para cada $ 1 gasto . Esse é um excelente ROI que pode facilmente transformar qualquer negócio em uma máquina geradora de dinheiro por anos a fio.

Para o comércio eletrônico, o e-mail é uma estratégia de conteúdo eficaz para compartilhar a história da sua marca com clientes frios, bem como para construir a confiança necessária que leva às vendas. Campanhas de marketing por e-mail bem otimizadas também têm a capacidade de transformar clientes existentes em clientes habituais.

Dependendo de onde seu cliente potencial está no funil de compra, exemplos de campanhas de marketing por e-mail incluem:

  • Emails de pré-compra: o objetivo desta sequência é nutrir seu cliente potencial, construir confiança e apresentar a história de sua marca. Esta campanha inicia o processo de conversão de leads em compradores
  • Emails abandono do carro: Os carrinho abandono leads sequência de uma perspectiva de voltar à ordem em que não foi concluída. Isso cria urgência e também os incentiva a fazer uma compra
  • Emails pós-compra: Esta é uma sequência de e-mail para uma pesquisa de produto pós-compra. Isso permite que você obtenha feedback valioso de seu cliente e oferece a oportunidade de encontrar um ótimo estudo de caso para destacar

Esses são apenas alguns exemplos básicos de campanhas de e-mail que podem ser usados ​​para envolver seu público. Outros modelos de e-mail, como vendas flash e campanhas de lançamento de produtos, também mostraram produzir conversões de comércio eletrônico.

Um e-mail que todo proprietário de comércio eletrônico deve implementar imediatamente é a sequência de e-mail de abandono do carrinho. De acordo com alguns estudos, o abandono do carrinho chega a 80% . Trata-se, essencialmente, de frutas ao alcance da mão que podem ser facilmente convertidas em vendas.

De acordo com um estudo da MooSend , 10,7% dos clientes em potencial de carrinho abandonado concluíram a compra após receberem uma campanha de e-mail de recuperação de carrinho. É um número significativo de vendas que, de outra forma, seriam perdidas sem esse e-mail.

DICA DE MARKETING DE CONTEÚDO 2: COMÉRCIO SOCIAL

Os compradores de comércio social aceleraram a uma taxa de 25,2% em 2020 , o que fez com que as principais plataformas de mídia social avançassem em seus recursos de compras e checkout para se alinhar a essa tendência.

O comércio social permite que alguém que está se envolvendo com sua marca em um site social como o Pinterest ou Instagram compre seu produto de maneira transparente, sem ter que sair da plataforma social.

Essa integração da experiência de comércio eletrônico com a plataforma de mídia social significa menos interrupção no processo de vendas. Quanto menos etapas envolvidas, maiores serão as chances de um cliente em potencial prosseguir com o processo de checkout.

Atualmente, o Pinterest e o Instagram são dois jogadores-chave no espaço de comércio social, embora o Facebook e o TikTok também estejam se movimentando.

Aqui estão algumas das maneiras como seus sites favoritos estão facilitando o compartilhamento de conteúdo e o crescimento de sua marca com o comércio social:

  • Crie Pins compráveis ​​no Pinterest: os pins ricos em produtos são enriquecidos com metadados e formatados de uma forma que permite que as pessoas no Pinterest saibam que podem ser comprados. Quando você adiciona pinos ricos em produtos ao seu site, as informações do seu site são sincronizadas automaticamente com os pinos do produto. Por exemplo, se você decidir alterar o preço de um de seus produtos, o pin do produto será atualizado automaticamente no Pinterest também
  • Instagram Shopping: o Instagram permite que você monetize seu feed com postagens e vídeos compráveis, não importa onde eles estejam no aplicativo. Quando você marca produtos em suas fotos com etiquetas de preços compráveis, os usuários do Instagram podem ver os produtos apresentados, decidir e fazer pedidos diretamente de suas próprias contas do Instagram
  • TikTok: Este aplicativo de rede social de compartilhamento de vídeo pode ser novo, mas eles estão olhando rapidamente para entrar no crescente cenário do comércio social. A TikTok anunciou recentemente que está testando as compras dentro do aplicativo na Europa para rivalizar com empresas como o Facebook. O tempo dirá exatamente como eles integrarão perfeitamente esse recurso em sua plataforma

Definitivamente, vale a pena ficar de olho em como outros sites de mídia social também integram o comércio social em suas plataformas.

DICA DE MARKETING DE CONTEÚDO Nº 3: ESTABELEÇA PARCERIA COM MICROINFLUENCIADORES

Microinfluenciadores são estrelas da mídia social que têm um número relativamente grande de seguidores, geralmente entre 5.000 e 100.000 seguidores. Eles ainda não são influenciadores de tamanho macro, mas sua crescente base de público apresenta uma oportunidade favorável para as marcas obterem exposição sem o preço do influenciador macro.

Embora um dos aspectos mais atraentes de trabalhar com um microinfluenciador sejam as conexões mais profundas que ele tem com seu público. De modo geral, os microinfluenciadores não estão excessivamente envolvidos com sua nova fama na internet e tendem a estar muito mais sintonizados com seu público. Isso torna a magnitude de sua influência na recomendação de um produto muito mais valiosa para o proprietário de uma marca.

Além disso, as novas marcas que ainda precisam construir um público podem se beneficiar de uma exposição instantânea, alavancando o marketing de influenciadores.

Como você encontra microinfluenciadores?

Sites como UpFluence e AspireIQ são dedicados a combinar marcas com o influenciador certo. Depois de encontrar um microinfluenciador adequado, há muitas maneiras de fazer parceria com ele para aprimorar sua estratégia de marketing de conteúdo.

Aqui estão apenas algumas maneiras de obter exposição com influenciadores:

Amazon Live Streams
Se você deseja obter um retorno sobre o investimento imediato de seu acordo de parceria de microinfluenciador, não procure além de recrutar Amazon Live Influencers . As marcas de comércio eletrônico que também são listadas na Amazon podem alavancar influenciadores para transmissões ao vivo de compras do tipo QVC.

Essas campanhas de transmissão ao vivo ajudarão a apresentar o produto aos compradores e a educá-los em tempo real por meio de um ambiente interativo. Por meio de demonstrações ao vivo de produtos, os compradores podem ver seu produto em uso e fazer perguntas à medida que aparecem. Os Amazon Live Influencers são geralmente eficazes na conversão de clientes, uma vez que eles estão na plataforma Amazon.

YouTube
Com mais de 2,3 bilhões de usuários ativos por mês , o YouTube se tornou a segunda plataforma de mídia social mais popular. Para marcas de comércio eletrônico, implementar conteúdo de vídeo como parte de seu funil de compra pode ser extremamente lucrativo, especialmente em parceria com um influenciador do YouTube.

Basta dar uma olhada nessas estatísticas do ThinkwithGoogle :

  • Mais de 90% das pessoas dizem que descobrem novas marcas ou produtos no YouTube
  • Mais de 40% dos compradores globais afirmam ter comprado produtos que descobriram no YouTube

Os influenciadores do YouTuber são as novas celebridades que ouvimos para conselhos e recomendações de produtos. Eles são pessoas comuns e identificáveis ​​que têm a capacidade de criar vendas instantâneas para o seu produto.

As marcas de comércio eletrônico podem fazer parceria com influenciadores do YouTube de várias maneiras, incluindo colocação de produtos, mensagens e acordos de patrocínio.

Blogueiros
Enquanto alguns influenciadores gostam de estar na frente das câmeras, outros preferem uma abordagem mais nos bastidores, como o blog. Marcas de comércio eletrônico podem abordar blogueiros para escrever análises detalhadas de produtos que têm o potencial de aparecer no topo dos resultados de pesquisa. Eles também podem recrutar um blogueiro para escrever conteúdo que recomende perfeitamente o produto de sua marca como uma solução para um problema que o leitor pode estar enfrentando.

Nos primeiros dias do marketing de influenciador, simplesmente dar algumas amostras grátis do seu produto para um influenciador era o suficiente para que seu produto fosse mencionado de uma forma ou de outra. Hoje em dia, as colaborações pagas estão se tornando a norma para empresas que buscam trabalhar com blogueiros em análises de produtos de marcas.

Mas nem todos os blogueiros responderão ao seu pedido de colaboração. Muitos estão simplesmente sendo bombardeados com e-mails todos os dias de empresas que procuram trabalhar com eles. Esse é um dos motivos pelos quais é fundamental ter um kit de blogueiros bem elaborado para mostrar.

Este kit deve dizer aos blogueiros:

  • Proposta de valor da sua marca
  • Os termos da colaboração
  • Expectativas de conteúdo e objetivos de campanha
  • As condições de pagamento

Pode demorar alguns e-mails para que um blogger responda à sua solicitação de colaboração. Basta ser consistente em sua abordagem de divulgação e você começará a ver esses e-mails chegando!

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